Pesquisar este blog

HANDEBOL QUEDAS

HANDEBOL QUEDAS
Ultimos jogos aguardando os proximos

segunda-feira, 21 de março de 2011

Escolha do tênis para prática do handebol

Escolha do tênis para prática do handebol

O handebol é um esporte de quadra dinâmico que envolve todas variáveis do movimento, a saber: força, resistência, velocidade e potência.Desde sua criação em 1919 pelo professor alemão Karl Schelenz1, o handebol difundiu – se pelo mundo, sendo disputado por crianças e adultos, desde ligas escolares até campeonatos mundiais e jogos olímpicos.

Na gênese das lesões ortopédicas no handebol, devemos considerar fatores extrínsecos (local, equipamento e uniforme) e fatores intrínsecos (do próprio indivíduo)(2). Quanto aos fatores extrínsecos, considerando – se o uniforme dos atletas, temos que o calçado esportivo é a parte mais importante do mesmo (3). A falta de adequação do coeficiente de atrito (pouco ou excessivo) entre o tênis e a superfície da quadra frente a movimentos de aceleração e desaceleração inerentes ao esporte é a principal responsável por entorses de joelho e tornozelo na prática do handebol (4,5,6,7).

Dentre as lesões ortopédicas traumáticas que afetam os jogadores de handebol, os entorses de joelho e tornozelo, além das lesões musculares, são as de maior incidência nos membros inferiores (8), mesmo em atletas de diferentes idades, sexo, nível técnico e de condicionamento físico (9,10,11).

O tipo de pisada do atleta, dependente do formato dos pés (pés planos valgos pronados ou pés cavos supinados) não deve ser o grande diferencial na escolha do calçado esportivo, porém deve – se priorizar a estabilidade nos casos de pronação excessiva (“pés chatos”) e a absorção de impacto nos casos de supinação acentuada (“pés cavos”).

O tênis para prática do handebol deve proporcionar estabilidade, aderência adequada a superfície da quadra, absorção de impacto, durabilidade, conforto e flexibilidade.O calçado esportivo não deve interferir com a livre execução dos fundamentos do handebol e nem com o uso de tornozeleiras, também importantes para manutenção da estabilidade do tornozelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário